Notícia

Plano de Negócios – Saiba como ele pode ser o sucesso da Sua Empresa.

Notícia

 

Faça um Plano de Negócios! Começo assim diversas respostas quando recebo no Portal Sublimático a pergunta: “Quero trabalhar com produtos personalizados, por onde eu começo?”

Parece ser uma decisão simples pois muitas vezes achamos que administrar uma negócio é algo simples e corriqueiro, algo que já sabemos como fazer pois administramos nossa casa, nossa vida, nossa rotina. Mas muitos fatores passam despercebidos quando se trata do seu negócio mesmo que hoje ele funcione pequenino dentro da sua casa. Dai a importância de um Plano de Negócios.

Mas afinal o que é um Plano de Negócios?

Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados.

O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.

O plano de negócios irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e na gestão da empresa.

Para termos as melhores informações sobre o Plano de Negócios visitamos o Sebrae de São Carlos/SP e tivemos uma ótima conversa com o Danilo Alves – Consultor Sebrae.

Nossa conversa foi exatamente como acontece todos os dias quando o Danilo recebe empreendedores que estão em busca de informações para iniciar o seu negócio. Confira no vídeo.:

Você já deve ter se perguntado se a sua ideia de negócio é viável, certo?

Logo em seguida, começam a surgir dezenas de dúvidas a respeito de quais cuidados você deve ter ao abrir uma empresa. Mas o que é preciso pensar na hora de planejar o seu negócio?

Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos, são eles:

 

 

Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes?

Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa;

Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;

Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;

Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;

Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave;

Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;

Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.

Estrutura de custos: São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.

As ideias representadas nos nove blocos formam a conceitualização do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.

Fonte: Fonte Sebrae - Portal Sublimático